4 erros comuns na terceirização do RH

4 erros comuns na terceirização do RH

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4 erros comuns na terceirização do RH

O BPO de RH, também conhecido como terceirização de RH, é um processo muito vantajoso para empresas de médio e grande porte. Se você busca otimizar os processos, reduzir custos operacionais e manter o foco da sua equipe de Recursos Humanos no estratégico da empresa, a terceirização de processos operacionais pode te ajudar.
Porém, a implantação é um processo que exige atenção, é preciso ter um parceiro experiente em RH para que o processo seja eficiente e ágil. Elencamos os 4 erros comuns na terceirização do RH para você ficar atento quando for implantar em sua empresa.
Entretanto, é importante primeiro conferir o cenário da terceirização no Brasil em 2021.

Expectativas para a terceirização em 2021

O ano de 2020 foi um ano de adaptação em praticamente todos os mercados existentes, com muito foco na mudança para ambientes virtuais e na simplificação de processos. Uma das diretrizes adotadas pelo mercado para ganhar agilidade e reduzir custos, foi justamente a terceirização de processos internos, que deve permanecer presente neste ano.
O gerente de negócios da Employer Adriano Gonçalves, empresa de serviços e tecnologia para Recursos Humanos, afirmou em março de 2021 que o BPO se tornou uma das principais estratégias nas empresas. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de indústrias globais de terceirização, segundo pesquisa da empresa Kearney.
Além de uma situação econômica propensa, o sucesso da implementação do BPO também depende da colaboração com o processo. É por isso que agora iremos conferir 4 erros comuns na terceirização de RH.

4 erros comuns na hora de terceirizar o RH

1. Não saber quanto custa a sua operação interna

Antes de terceirizar o seu RH, você precisa saber o custo total direto e indireto da sua operação interna para comparar com o investimento do BPO. Isto é, contabilizar por exemplo o impacto do tempo de entregas do RH para o negócio, o custo dos sistemas utilizados na área incluindo manutenção, atualização e evolução tecnológica, melhorias contínua dos processos operacionais, o valor das penalizações jurídicas resultadas de erros, atualização e adaptação da equipe e dos processos com relação a legislação, como reforma trabalhista, esocial, medidas provisórias e LPGD, entre outras.
Assim, você pode fazer uma comparação realista do valor de contrato do BPO que lhe foi apresentado. Neste momento, é comum o custo-benefício da terceirização ficar mais evidente. Pois, a equipe contratada deve ser especializada, dedicada e estar sempre atualizada sobre a legislação, trazendo mais eficiência e economia financeira à área de Recursos Humanos.
Nesse link você pode se inscrever para que a Employer te ajude a calcular esse valor corretamente.

2. Comprar somente a tecnologia e não o serviço

A tecnologia e o serviço de qualidade andam juntos, ou seja, não é produtivo contratar uma empresa que insere o uso de tecnologia mas não realiza o serviço de forma completa e eficiente. Essa soma de serviço mais tecnologia vai garantir a otimização dos processos e bons resultados na operação de RH. Um depende do outro.
Por isso, é importante pesquisar bem antes de contratar uma empresa para ter certeza das soluções que ela pode trazer e se a equipe dela está preparada para o trabalho, não sobrecarregando a sua equipe interna.

3. Perder o controle da operação

É preciso ter certeza que a fornecedora permita acesso online e personalizado às informações estratégicas de RH para que a empresa contratante fique atualizada e não perca o controle da operação!
Com essa vasta quantidade de informações à sua disposição, você não depende de esperar uma resposta da terceirizada para saber ou mudar algum direcionamento. Seu RH não fica limitado, você possui total controle mesmo com ele terceirizado.
4. Deixar de redesenhar o processo de RH
É importante que o parceiro entenda a sua área de RH, as particularidades e principais necessidades. Desta forma, vocês devem resenhar juntos os processos, otimizando tempo e trazendo melhorias à rotina do RH.
Esse alinhamento é muito importante para que o setor acompanhe o desenvolvimento empresarial e atenda às novas necessidades.

Alcance sucesso com o BPO de RH

A terceirização do RH tem como objetivo ajudar no crescimento da empresa e aumentar a produtividade da sua equipe, que não precisará investir tempo na realização de processos operacionais e conseguirá direcionar o foco no estratégico.
Se você está em busca de um parceiro de BPO, conte com os especialistas e a tecnologia Employer, entre em contato conosco!

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