6 passos para aprimorar seu processo seletivo

6 passos para aprimorar seu processo seletivo

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O processo seletivo é uma parte importante de um plano de recrutamento e seleção. Para um bom processo é preciso levar em consideração a cultura da empresa, envolver os gestores da área se necessário e até mesmo a aplicação de testes pode ser um aliado nesse momento.
Muitas empresas ainda fazem um processo de recrutamento e seleção simples e sem objetivos claros, o que faz com que contratações inadequadas sejam recorrentes. É essencial entender que o tempo passou e trouxe soluções modernas para facilitar todo o procedimento.
Com a ajuda de novas tecnologias, é possível diminuir o esforço e aumentar a eficiência na escolha de novos colaboradores. Além disso, existem pequenas coisas que você pode fazer para melhorar o seu P.S. Vamos entender melhor tudo isso? Nesse texto, descubra 6 passos para aprimorar seu processo seletivo e pare de ter prejuízos com admissões desfavoráveis.

6 passos para aprimorar seu processo seletivo

  • Defina o colaborador ideal para a empresa

Antes de tudo, é preciso saber o tipo de funcionário que se encaixa na instituição que está procurando novos talentos. Isso pode ser feito de várias maneiras; a mais interessante é pelo People Analytics, em que você pode realizar pesquisas dentro da empresa para entender melhor o perfil do time e ter um direcionamento de quais características é necessário procurar nas pessoas.
Junto a isso, é interessante comunicar suas expectativas ao candidato na hora das etapas, sejam elas entrevistas ou dinâmicas em grupo. Não é necessário apresentar exatamente o empregado “perfeito”, mas você pode dar algumas dicas do que está esperando das pessoas que entrarão na equipe.

  • Planeje etapas com antecedência

Como citado anteriormente, é essencial criar um planejamento antes de começar as entrevistas e outras etapas. Você pode se basear em processos seletivos de outras empresas, ou, criar o seu próprio. Além do indispensável (ao menos uma entrevista com o candidato), é possível criar etapas de dinâmica em grupo para discussões/resolução de cases para compreender como cada indivíduo se relaciona com outras pessoas em equipe.
As possibilidades são infinitas. Lembre-se de estudar os procedimentos bem sucedidos de outras empresas – isso pode fazer toda a diferença.

  • Capriche nas descrições

Uma descrição objetiva e informativa tira todas as dúvidas iniciais de quem a lê. Adicione horário de trabalho, salário, benefícios, atribuições, habilidades necessárias e o tipo de contrato, no mínimo. Se desejar, você pode pedir a um profissional de redação para criar um texto chamativo e atrativo.
Muitos candidatos evitam algumas vagas pelas descrições rasas, confusas ou até vazias. Informações organizadas e bem escritas podem ser o fator decisivo para alguém clicar no botão “candidatar-se”.

  • Fortaleça a comunicação com os candidatos

Em qualquer conversa com alguém que está procurando um emprego, sempre surge o assunto de empresas que não se comunicam de maneira clara e eficiente. É importante deixar claro desde o começo as etapas do processo e especificar as datas, os horários (se existirem), e como se preparar para cada parte.
Além disso, não se esqueça de preparar um email também para aqueles que não passaram para as fases seguintes. Uma das maiores reclamações de participações em P.S. é que grande parte das instituições termina a comunicação com o candidato depois que ele é “descartado” das possibilidades – isso é extremamente confuso para quem está do outro lado. Quem participou pode estar pensando que não recebeu o email da próxima etapa ou que a empresa está demorando para informar aos participantes.

  • Veja além do currículo

Claro, o currículo é importante porque mostra o histórico profissional de quem você está entrevistando e é a porta de entrada para qualquer processo seletivo. Porém, é preciso ir além do currículo para encontrar a pessoa certa para a vaga.
Questione sobre as experiências anteriores, faça perguntas sobre a vida pessoal do candidato, o que ele gosta de fazer, como ele passa o tempo livre, onde ele quer estar daqui a X anos, onde ele mora, como se transportaria até a organização, etc.
Logo depois de começar o procedimento, provavelmente irá entender a importância dessas perguntas. É com elas que você entende o perfil da pessoa e se ela se encaixa na organização.

  • Aposte em novas tecnologias

Conte com a ajuda de softwares! Existem jeitos fáceis de encontrar pessoas que fazem mais sentido para a vaga através de filtros e palavras-chave na hora de buscar o currículo, por exemplo. Ademais, você pode utilizar ferramentas que dispõem de testes de fit cultural, raciocínio lógico e etc. Aplicar testes também facilita bastante o trabalho do recrutador – analisando as notas e os resultados, já é possível afunilar ainda mais o processo de seleção.

Considerações finais

Como explicamos, essa tarefa não é fácil e, preferencialmente, deve envolver todos que estarão em contato com o futuro colaborador, além do RH, claro. Inclusive, criar processos seletivos mais lúdicos e diferenciados pode agradar muitos candidatos e deixá-los ainda mais animados para participar.
Mesmo assim, muitas empresas ainda têm dificuldade com essa ação e preferem terceirizar o processo. A Employer é uma das maiores empresas de soluções em RH do mercado, e oferece o serviço de recrutamento e seleção com a garantia de profissionais com experiência e resultados de qualidade. Para saber mais, acesse nossa página de recrutamento seleção.

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