Conectividade a favor do RH: Olhar digital

A tecnologia está presente no seu dia a dia em vários momentos. E também transformou a rotina do RH na execução de tarefas burocráticas. Com a expansão deste cenário é possível ganhar mais tempo para trabalhar no desenvolvimento do capital humano da empresa. Veja algumas soluções que podem te ajudar.
O tempo do RH cheio de papéis e arquivos está ficando ultrapassado. O setor passou por uma grande transformação na última década, promovida principalmente pelas mudanças trazidas pela era digital. Os arquivos passaram a ser digitalizados, hospedados em nuvem, a troca de informações por e-mail e aplicativos de conversa ganhou espaço e trouxe mais agilidade para a área de gestão de pessoas.
É o tipo de mudança que não para. Todos os dias nascem novas soluções e a tecnologia fica cada vez mais voltada à experiência do usuário. A implantação oficial e obrigatória do eSocial fez com que o RH voltasse ainda mais o olhar para temas como digitalização e conectividade. A fase de adaptação pode até ser trabalhosa, mas em um futuro próximo muitos processos serão tão automáticos que os profissionais da área nem se lembrarão de como eram as tarefas antes da nova plataforma.
Dicas para deixar o seu RH mais digital
Todas as soluções que você viu acima têm como objetivo levar mais eficiência à sua rotina. Mas você sabe o que é necessário para adotá-las? Veja a seguir algumas perguntas que podem ajudar a rever seus processos com foco em conectividade.
1. Faça uma avaliação dos riscos
O eSocial está aí. Quais são os riscos que a empresa corre para adaptar-se a este novo momento? Atrasos nas entregas? Pagamento de multas e juros? Como você pode reduzir estes riscos?
2. Faça uma análise de recursos
Esta tarefa pode ser realizada junto com a equipe financeira da empresa. Quais são os gastos regulares com impressões, materiais de escritório, emissão de guias? E quantas horas de trabalho são utilizadas para realizar processos que não são automatizados? Lembre-se que tempo também é dinheiro!
3. Pense a longo prazo
A realocação de recursos pode trazer resultados imediatos, mas os ganhos financeiros são percebidos de forma mais ampla a médio e longo prazo. Por isso, na hora de analisar recursos e avaliar as possibilidades, é importante pensar na saúde da empresa ao longo de, no mínimo, um ano.
Você está preparado para um momento mais digital no RH da sua empresa? Quais são seus maiores desafios? Sua equipe está capacitada para as transformações? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários.

No Comments

Leave a Reply

Faltas no trabalho: como proceder?Sexta-Feira Santa não é feriado!
?
Alguma dúvida?