Tecnologia em nuvem: o futuro do RH sem complicações

Tecnologia em nuvem: o futuro do RH sem complicações

Índice

Tecnologia em nuvem: o futuro do RH sem complicações

Mais competitividade, maior economia de tempo, menos burocracia e mais agilidade: veja como a tecnologia em nuvem no RH tem sido aplicada nas empresas.

Em um cenário político-econômico delicado, a busca por competitividade tem aumentado significativamente. Com empresas e indústrias focadas na redução de custo produtivo, a solução pode estar na automatização de processos internos.
O uso da tecnologia em nuvem se mostra como uma ferramenta cada vez mais próxima e adaptável a vários negócios. Com ela, é possível concentrar todas as informações em ambientes online e reduzir custos operacionais de maquinários, papel e ociosidade de pessoas. Tudo isso somado a acessibilidade e interfaces cada vez mais simples.

Tecnologia em nuvem para o RH

Para o RH, esta tecnologia se mostra cada vez mais necessária: agilidade nos processos, facilidade de consulta e melhor comunicação entre gestores e trabalhadores. Márcio Kreusch Lopes, Superintendente de RH da Plásticos do Paraná, destaca algumas destas facilidades: “Antes de inserir a tecnologia no RH, ficávamos muito restritos, inclusive na geração de relatórios, sem possibilidade de atualizações ou expansões. Hoje geramos relatórios em vários formatos. Já os funcionários, por sua vez, não ficam só vinculados a algo físico. Eles têm acesso ao holerite online, ponto online… a comunicação entre os empregados e a empresa ficou muito mais acessível”, explica.
A maior vantagem do uso da tecnologia em nuvem é que ela não precisa de software ou novos equipamentos. Com todos os dados armazenados na internet, há uma significativa redução de custos e um impacto grande na rotina, como otimização de atividades e melhor uso das pessoas do RH, que ficam focadas em suas atividades.

Uso de ferramentas em nuvem está em expansão

O uso da tecnologia em nuvem no Brasil é uma aposta certeira para o desenvolvimento dos negócios. Segundo pesquisa da Forrester Research, empresa dos Estados Unidos que desenvolve soluções de TI, o mercado mundial de computação em nuvem deve crescer US$ 241 bilhões até 2020. Isso significa que, se a sua empresa ainda não utiliza esta tecnologia, em breve deverá começar a pensar no assunto: este é o futuro.
A redução de custos gerada pelo uso do cloud computing, tem levado empresas a um crescimento exponencial. No Brasil, 71% das empresas que são líderes de mercado usam a nuvem como ferramenta de trabalho. O dado é da Sky One Solutions. 74% das empresas que lideram seus segmentos usam tecnologia em nuvem para melhorar a comunicação e a integração entre os departamentos e 65% utilizam esta solução para tomada de decisões.
Dados da Employer, empresa especializada em soluções de TI para gestão de RH, apontam que é possível reduzir em até 30% estes custos. O principal diferencial da empresa é a aplicação da tecnologia em nuvem a rotinas específicas da área de Recursos Humanos. “Começamos com o desenvolvimento de soluções para atender as nossas próprias necessidades, com o foco principal no setor agrícola, pois eram nossos principais clientes. Depois compartilhamos com o mercado, nos adaptando a outros setores da economia de acordo com as necessidades de cada cliente”, destaca Sueli Ishimatsu, Gerente de Projetos da Employer.

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes