O que são Nômades Digitais e como ser um na área de RH

O que são Nômades Digitais e como ser um na área de RH

Índice

O que são Nômades Digitais e como ser um na área de RH

O chamado Nomadismo Digital é um estilo de vida que existe já há alguns anos e que só é possível com o advento da tecnologia. Os primeiros indícios da prática apareceram no ano de 1997, no livro “Digital Nomad“, em que o autor previu o futuro quando escreveu que “redes sem fio de alta velocidade e dispositivos móveis de baixo custo quebrarão o vínculo entre ocupação e localização”.
Apesar dos nômades digitais já existirem há um tempo, o ano de 2020 e a pandemia mundial aumentaram bastante a relevância deste termo. Isso porque o nomadismo digital é um tipo de trabalho remoto, que foi um dos assuntos mais discutidos do ano passado.
Porém, muitas pessoas costumam achar que esse estilo de vida só se encaixa em profissões que exigem muitas viagens ou que é para pessoas que possuem muito dinheiro guardado para viajar. Essa concepção é equivocada. Você sabia que, mesmo sendo um profissional de Recursos Humanos, você também pode ser um nômade digital?
Nesse texto, vamos falar sobre o que são nômades digitais e como ser um na área de RH. Vamos começar pelo básico: o que são nômades digitais?

O que são Nômades Digitais?

Nomadismo Digital é o nome dado a um tipo de trabalho remoto que consiste em trabalhar de qualquer lugar do mundo que possua uma conexão à internet. Ele se diferencia do home office porque não é necessariamente feito de casa, já que muitas pessoas que o praticam utilizam dessa técnica para viajar por todo o mundo, mesmo enquanto trabalham.
Porém, ele não se limita apenas a viajantes. Os nômades digitais também podem ser aqueles que cuidam de parentes em outros estados, os que não gostam de ficar muito tempo em um só bairro/cidade/país, freelancers ou, simplesmente, indivíduos que preferem não estar presos a um lugar de trabalho fixo.

Como ser um nômade digital na área de Recursos Humanos

A verdade é que esse é um estilo de vida para todos aqueles que só precisam da internet para trabalhar. Hoje em dia, isso se aplica à grande parte do mercado de trabalho. Veja abaixo uma lista de profissões bastante propensas para essa prática:

  • Programadores;
  • Designers;
  • Comunicadores;
  • Produtores de conteúdo;
  • Consultores de quaisquer áreas;
  • Gestores de projeto;
  • E-commerce;
  • Pesquisadores;
  • Educadores.

É claro que essas não são as únicas áreas possíveis. Para o profissional de RH buscando mudar de vida, por exemplo, uma boa opção é oferecer consultoria na área, realizar a gestão de equipe e projetos à distância, produzir e vender cursos ensinando seu trabalho ou até criar uma rede de mentoria para aqueles que estão entrando agora no mercado.
As opções são infinitas. Existe até a possibilidade de você criar um projeto digital no mercado de Recursos Humanos enquanto pratica o nomadismo digital. Para que fique ainda mais claro, separamos algumas vantagens desse estilo de vida.

Vantagens do nomadismo digital

  • Flexibilidade

O nomadismo digital permite uma maior flexibilidade de horários. Muitas pessoas possuem dificuldade de se adaptar aos horários convencionais de trabalho, que geralmente começam de manhã e terminam no final da tarde. Nesse estilo de vida, você pode escolher quando começa e termina sua jornada e, se desejar, podendo até variar seus horários todos os dias.
Além disso, existe também uma flexibilidade de espaços, que é uma grande vantagem. Você pode trabalhar de qualquer lugar onde exista uma conexão estável de internet.

  • Economia

Trabalhando remotamente pela internet, não existem gastos com deslocamento e nem grandes custos com materiais de escritório. Assim, você economiza dinheiro e pode investir em outras áreas importantes, como o seu desenvolvimento profissional.
Ademais, como não existe ligação a nenhum espaço físico, você pode escolher viver em cidades com baixo custo financeiro.

  • Autonomia

Esse estilo de vida é extremamente autônomo. Como já citado, você faz os seus horários. Porém, além disso, você também decide como organizar seu espaço, suas atividades, quando você tem suas folgas, quando praticar seus hobbies, etc. Isso tudo também pode ter grande influência na sua produtividade. Mas lembre-se de organizar bem os seus prazos de entrega com o cliente e/ou empregadores.

Pesquise sobre os diferentes tipos de trabalho

Pode ser que você tenha lido até aqui e decidido que o nomadismo digital não é para você. Porém, isso não significa que a sua única outra opção seja uma rotina de trabalho tradicional. Na verdade, existem muitos outros estilos de trabalho e até modalidades de contrato que fogem do tradicional, como por exemplo o Trabalho Temporário.
Lembre-se sempre de pesquisar e explorar outras oportunidades. Comece por aqui: acesse nosso texto que diferencia o contrato de trabalho por tempo indeterminado do contrato de trabalho temporário!

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes