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O que é RH Digital e quais são as suas vantagens?

o que é RH Digital e quais suas vantagens
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Escrito por Employer

O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes em todas as áreas do mercado, principalmente no cenário atual (2021) onde vivemos uma pandemia mundial. O RH teve grandes transformações, digitalizando e otimizando processos através da transformação digital. Essa evolução é chamada de RH Digital. Mas o que é o RH Digital e quais são suas vantagens?

Vamos tirar suas dúvidas sobre o RH Digital e mostrar ferramentas importantes que vão otimizar sua rotina, facilitar a gestão e simplificar processos.

 

O que é o RH Digital?

O RH 4.0 ou RH Digital é a evolução da área de Recursos Humanos ocorrida devido ao avanço da tecnologia nos últimos anos.  O objetivo de digitalizar o RH é diminuir a burocracia, facilitar os processos e as tomadas de decisão, garantir maior segurança de dados e reduzir o tempo utilizado para o registro e consulta de informações.

Com isso, a equipe possui mais tempo para lidar com os desafios e estratégias da área. Consequentemente, a empresa lida mais rapidamente com questões importantes e isso pode alavancar seu crescimento.

Para deixar mais claro, a seguir apresentaremos os maiores benefícios do RH digital.

 

As maiores vantagens do RH Digital

  1. Redução de Custos

Utilizar plataformas digitais para a área de Recursos Humanos diminui significativamente os gastos com papéis e materiais de escritório. A maior parte dos documentos e processos são realizados online e as informações ficam armazenadas todas em um lugar só com diversas opções de organização.

O tempo utilizado para adicionar as informações necessárias em documentos online é muito menor do que em papéis, considerando que escrever no teclado é mais rápido do que no papel e que corrigir erros no computador é muito mais fácil. Isso significa que o custo com mão de obra também diminui, porque essa redução de tempo possibilita mais tempo para realizar outras tarefas.

 

  1. Otimização da Comunicação Interna

Plataformas que integram todo o sistema de uma empresa otimizam processos e facilitam a comunicação entre equipes. Com elas, você pode observar de perto todas as tarefas, corrigir erros e pendências e juntar todos os objetivos da empresa em um lugar só.

Além disso, em situações adversas como a de uma pandemia mundial, torna-se muito mais fácil ajustar o trabalho para home office. Se tudo está organizado em um sistema online, a única coisa que muda é a comunicação que, ao invés de ocorrer através de reuniões e conversas presenciais, passa a acontecer em aplicativos de mensagem e videoconferências.

 

  1. Aprimoramento de Rotinas

Inserir o RH Digital na sua empresa também facilita e otimiza processos importantes como gestão de holerites, controle de férias, ponto eletrônico, assinatura digital, etc. Isso é extremamente importante para manter a empresa no mercado. Além disso, otimizar e facilitar processos interfere diretamente no aumento da produtividade dos funcionários, já que as atividades ficam menos maçantes e repetitivas.

 

  1. Flexibilização de Cursos e Mentorias

É possível disponibilizar aulas gravadas, os profissionais não precisam assistí-las todos ao mesmo tempo em um determinado horário. Isso aumenta a participação da equipe, já que podem adaptar aos próprios horários. A quantidade de cursos internos também tende a crescer por este mesmo motivo, assim como a qualidade deles – pois é possível regravar e editar as aulas caso precise.

 

  1. Agilidade de Processos

A agilidade de processos é possivelmente o ponto mais importante do RH 4.0. A automatização de tarefas mudou a maneira como o RH funciona, como os profissionais de RH realizam e organizam suas tarefas e até as funções dessa área.

Com tecnologias específicas, quem trabalha com o RH pode focar muito mais na parte estratégica e a parte operacional é majoritariamente realizada dentro dessas plataformas. Além disso, elas possuem armazenamento em nuvem que garante maior segurança dos dados e geram relatórios que auxiliam no monitoramento de resultados. É importante sempre verificar se os sistemas estão adequados às diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

A seguir, vamos mostrar ferramentas para você transformar o seu RH em RH Digital.

 

Ferramentas Essenciais para o RH Digital

 Ponto eletrônico

Seja o livro-ponto, que precisa ser assinado todo dia, ou o ponto tradicional, que gera um cartão, não importa: o registro de ponto pode ser substituído por soluções que facilitam a rotina do departamento pessoal. 

O Pontofopag pode processar as batidas em tempo real e comunicar-se facilmente com qualquer relógio ponto homologado. Entre as vantagens de usar esta solução, destaca-se a gestão da produtividade e assiduidade dos empregados, com controle de faltas, afastamentos, férias, batidas irregulares e outras informações.

Outro diferencial é que, no caso da Employer, ele integra-se à folha de pagamento online e permite o cálculo instantâneo da folha de acordo com os dados do ponto. Além disso, o Ponto Eletrônico da Employer possui um aplicativo mobile que possibilita a batida de ponto via internet ou smartphone, com registro da geolocalização do empregado, de acordo com a Portaria 373/11 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 Importante ressaltar que o ponto eletrônico da employer é fornecido com mão de obra de equipe especializada, que fará toda a gestão operacional para o seu setor.

 

ePays

O ePays é um sistema de Holerite Online, que ajuda a dispensar boa parte da papelada usada no dia a dia, da impressão de holerites à emissão de comunicados ou políticas internas da empresa.

O sistema online permite que o funcionário consulte e arquive seus holerites e realize outros procedimentos como assinatura digital, solicitação de férias, justificativa de atrasos, envio de atestados e alteração de dados cadastrais.

Além destas funcionalidades, o ePays também agiliza processos. Uma solicitação de férias feita pelo empregado, por exemplo, pode ser aprovada pelo gestor da área e finalizada pelo RH dentro do mesmo ambiente. Tudo 100% online, com a possibilidade de acesso por navegador e por dispositivos móveis.

 

Folha de Pagamento Online

A folha de pagamento online é uma maneira de otimizar o processo da contratação à rescisão do trabalhador, tudo acontece 100% online. A gestão completa da folha de pagamento é feita pela internet e os cálculos são instantâneos a cada lançamento, sem precisar esperar horas pelo processamento.

Ela pode ser utilizada para geração de relatórios, emissão de holerites, lançamento de verbas e mais. A Employer oferece aos seus clientes a terceirização da folha de pagamento, assim você não precisa desgastar a sua equipe com processos operacionais e pode focar em ações estratégicas para a sua empresa. 

 

Banco de currículos

Abrir uma vaga para um processo seletivo é outra atividade que gera uma grande quantidade de papel. Contar com bancos de currículos é uma ótima solução para acelerar o processo de recrutamento & seleção e facilitar a comunicação com candidatos.

Uma ótima opção é o Banco Nacional de Empregos (BNE), a empresa tem acesso a milhares de currículos, com atualização diária. Toda a comunicação com o candidato pode ser feita online, via WhatsApp, com os candidatos pré-selecionados.

O BNE também oferece um sistema de recrutamento em massa, divulgação das vagas em parceiros online e atendimento personalizado com profissionais de RH especializados em recrutamento e seleção.

 

Admissão Online Simplificada

A Admissão Online permite que o processo de contratação de um novo funcionário seja realizado completamente online. Isso agiliza o processo desde a requisição de documentos até a integração do funcionário novo na equipe.

O LUGARH é a ferramenta de admissão online parceira da Employer e, além das características já citadas, conta com dashboard completo, integração com a folha de pagamento e sistema de ponto, armazenamento na nuvem e mais. Você pode reduzir o tempo de admissão de semanas para pouco mais de 30 minutos. 

 

Coletor de dados

Se no escritório a papelada se acumula sobre a mesa, para quem trabalha com gestão de pessoas no campo o caos pode ser ainda maior: dezenas de registros de ponto e produtividade anotados em papéis que depois precisam ser transcritos para planilhas de controle, ou mesmo a falta de conectividade com internet que inviabiliza o controle.

Para facilitar o processo e diminuir a ocorrência de erros no registro, a Employer desenvolveu um aplicativo para coleta de dados específico para gerenciar a mão de obra no campo. Com leitura de código de barras ou biometria, o coletor de dados registra ponto e informações sobre a produtividade no campo.

O aplicativo, integrado à folha de pagamento, funciona até mesmo off-line: ao identificar uma conexão com a internet, transmite os dados para o sistema e processa automaticamente as informações coletadas.

 

Conclusão

O avanço da tecnologia foi fundamental para facilitar e otimizar os processos da área de RH. É extremamente necessário realizar a migração para o digital para que sua empresa possa competir com outras do mesmo mercado. Além disso, só existem vantagens no RH Digital.

A Employer pode te ajudar a implantar sistemas de qualidade para sua equipe de recursos humanos. Conheça mais sobre as nossas soluções aqui!

Sobre o autor

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Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estretégicamente no Brasil. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Saiba mais em: www.employer.com.br

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