Legislação Trabalhista

O que é CBO e como encontrá-lo na Carteira de Trabalho

O que é CBO e como encontrá-lo na carteira de trabalho
Employer
Escrito por Employer

O que é CBO e como encontrá-lo na Carteira de Trabalho

O CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações e pode ser encontrada na carteira de trabalho no espaço “n° CBO” 

 

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi criada pelo Ministério do Trabalho e seu objetivo é que profissionais de uma mesma categoria sejam rapidamente identificados, principalmente em documentos oficiais. Ele é organizado por profissão e atualizado frequentemente com o surgimento de novas ocupações.


Nele, cada profissão é identificada por um número. Essa classificação é importante porque o trabalhador se sente incluído e valorizado quando sua função está listada em um documento oficial do governo. Além disso, é obrigatório que ele esteja presente em alguns documentos, como por exemplo na carteira de trabalho.

 

Ademais, o CBO possui as descrições de cada função. Elas são utilizadas em pesquisas de mercado de trabalho e em muitos órgãos que o utilizam como fonte de informação sobre trabalho e trabalhadores.

 

Órgãos que utilizam o CBO como fonte de informação

Como já citado, algumas entidades usam o CBO para realizar pesquisas sobre o mercado e para procurar informações sobre cargos e empregados. São elas:

 

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Fiscalização do trabalho;
  • Imigração;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Ministério da Saúde;
  • Previdência Social (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Receita Federal;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Seguro Desemprego

 

As profissões listadas no CBO são de extrema importância. Em suma, elas alimentam bases estatísticas sobre trabalho. Essas bases são utilizadas na formulação de políticas públicas de emprego. Você pode consultar seu número ou descrição do CBO online, no site do Ministério do Trabalho. 

 

CBO Online no site do Ministério do Trabalho

É o Ministério do Trabalho que regula todos os códigos e ocupações reconhecidas no CBO. Além das funções já citadas, ele também serve para assegurar direitos trabalhistas para todas as profissões. Isso inclui aquelas que não pertencem ao mercado formal.

 

A consulta de CBO Online no site do MTE é muito simples – todos os números estão disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que precisar checar o registro de alguma profissão. O trabalhador que estiver esperando o reconhecimento de sua atividade deve checar o site regularmente, já que ele é atualizado com frequência. 

 

Além disso, o Ministério do Trabalho disponibiliza gratuitamente em seu site um PDF com todas as profissões que possuem números atrelados a elas no CBO. Você pode acessá-lo e baixá-lo clicando aqui

 

Últimas Profissões Reconhecidas pelo CBO

Em junho de 2020, o MTE adicionou 21 novas funções à lista de CBO. Entre elas, estão:

 

  • Sanitarista
  • Técnico em Espirometria
  • Estoquista
  • Monitor de Ressocialização Prisional

 

Hoje, o documento conta com mais de duas mil e seiscentas ocupações diferentes. 

 

Como encontrar o CBO na Carteira de Trabalho

Assim como todas as outras informações que a empresa coloca na carteira do empregado, o CBO deve aparecer nas folhas de contrato e você pode encontrá-lo no campo “n° CBO”. Ele é obrigatório neste documento e deve ser preenchido assim que o funcionário for contratado.

 

É importante lembrar que muitas atividades não estão nos títulos principais e sim nas subcategorias. Como todas possuem descrições detalhadas, é preciso verificar todas e anotar o número daquela que mais corresponde àquela função.

 

Como realizar a consulta de CBO Online no site do Ministério do Trabalho

Não é necessário fazer download de nenhum arquivo para encontrar o número da sua ocupação no CBO.

 

É possível encontrá-lo digitando o nome da sua função e, se deseja encontrar alguma profissão pelo código dela, é só digitar o número na pesquisa. 

 

Você pode fazer isso entrando na área de pesquisa de CBO e preenchendo as informações e os filtros, clicando aqui. Para realizar a busca por código, clique aqui.



Quer entender mais sobre o mercado de trabalho e tirar dúvidas sobre outros conteúdos? Nós podemos ajudar! Conheça nosso blog clicando aqui.

Sobre o autor

Employer

Employer

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estretégicamente no Brasil. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Saiba mais em: www.employer.com.br

Deixar comentário.

Share This
Atendimento por chat
Podemos ajuda?
Olá!
Quer conhecer mais sobre a Employer?