O que é o BPO de Recursos Humanos?

O que é o BPO de Recursos Humanos?

Índice

O que é o BPO de Recursos Humanos?

O BPO – Business Process Outsourcing – é a Terceirização de Processos de um negócio. Resumidamente, é uma a contratação de um serviço especializado para otimizar os processos e aumentar a produtividade de uma empresa. O BPO pode ser aplicado em várias áreas e hoje iremos falar sobre o que é o BPO de Recursos Humanos.

Porém, primeiro vamos entender melhor o que é o BPO.

 

O que é o BPO?

O BPO consiste em contratar uma empresa especialista para cuidar de processos dentro da sua própria empresa. Pode parecer que isso cria mais despesas, porém o BPO é cheio de vantagens.

As equipes que ficam encarregadas de cuidar desses procedimentos são especializadas nas áreas. Assim, a chance de erros que podem gerar multas ou perdas de dinheiro é muito pequena.

Além disso, quando essa carga de trabalho é removida da rotina de trabalho dos seus empregados, eles possuem mais tempo para focar em tarefas estratégicas e que ajudam a empresa a crescer. Isso também dispensa a necessidade de contratar mais mão de obra para tomar conta dessas tarefas que anteriormente a equipe não conseguia realizar. Consequentemente, a sua empresa tem ganho financeiros e também na produtividade.

Abaixo, veja uma lista de alguns serviços para os quais você pode contratar o BPO:

  • Recursos Humanos;
  • Gestão de Benefícios;
  • Serviços Administrativos;
  • Gestão de POnto Eletrônico;
  • Política de Compliance e Controle de Qualidade;
  • Auditoria de Processos e Contas;
  • Finanças;
  • BPO Fiscal;
  • Infraestrutura e Gestão de TI;
  • Processos Jurídicos.

Aqui você pode entender melhor sobre as vantagens de contratar o BPO.

 

O que é o BPO de Recursos Humanos?

À medida que a empresa cresce, o RH cresce junto, pois a quantidade de pessoas na empresa também aumenta e gerir tudo isso fica cada vez mais complexo. Os empregados ficam sobrecarregados e falta tempo e equipe para focar em tarefas estratégicas.

Através da terceirização das tarefas operacionais de RH – tanto dos afazeres do Departamento Pessoal quanto da Gestão de Pessoas, a sua equipe pode priorizar os processos de alto impacto que ajudam no crescimento da empresa. Por isso, o BPO de RH é visto como uma estratégia importante.

Existem muitos processos que podem ser facilitados pelo BPO no RH. Trouxemos 3 deles para exemplificar!

 

3 Serviços do BPO de Recursos Humanos

1. Gestão de Benefícios

A gestão de benefícios traz outras maneiras de remuneração além do salário. Ela é extremamente importante para motivar e atingir expectativas dos colaboradores, atrair e reter novos talentos, além de diminuir a rotatividade de profissionais.

Vemos que a gestão de benefícios, quando bem realizada, traz resultados que impactam diretamente no crescimento da empresa. Através do BPO a sua empresa pode contar com profissionais especialistas, que trarão as melhores práticas no mercado aliadas a sua cultura organizacional.

 

2. Folha de Pagamento

O BPO da Folha de Pagamento transfere todo ou parte do processo da elaboração da Folha de Pagamento. Os detalhes como cálculos, resumos, contracheques e etc, passam a ser responsabilidade da contratada.

Isso diminui a chance de erros neste processo tão importante e, consequentemente, diminui a quantidade de multas. O BPO também traz tecnologias de ponta, velocidade na execução, relatórios completos para apoiar decisões gerenciais e redução de custos.

 

3. Ponto eletrônico

A Gestão de Ponto Eletrônico pode ser realizada totalmente online, auxiliando no controle de ponto, gestão de férias, faltas, afastamentos e da produtividade dos empregados. A gestão pode estar integrada à folha de pagamento, o que também traz mais agilidade ao RH.

Importante ressaltar que alta tecnologia auxilia a deixar o controle do ponto ainda mais confiável, como no casa da Employer, que utiliza inteligência artificial para verificação da batida do ponto online.

 

Conclusão

A terceirização do RH traz diversos benefícios, porém, é importante estar atento e pesquisar sobre as empresas que oferecem esses serviços. Para obter sucesso com o BPO, é importante que a equipe da empresa contratada seja especializada, diversificada e tenha cases de sucesso.

A Employer oferece BPO de RH e possui profissionais preparados para garantir à sua empresa os melhores resultados, além de alta tecnologia que trazem segurança e velocidade. Saiba mais sobre nossos serviços aqui!

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes