Gestão de dados no RH: conheça o Data Driven

Gestão de dados no RH: conheça o Data Driven

Índice

Transformar informações em decisões é um método moderno utilizado no RH de várias empresas. Isso significa que as escolhas são feitas baseadas em dados, ao invés de puro “achismo”. Uma grande vantagem disso é que, geralmente, as instituições que adotam essa metodologia saem na frente daquelas que não estão alinhadas à transformação digital. Gestão de dados no RH: conheça o Data Driven

A partir de dados coletados em sistemas online é possível reinventar e colocar em prática novos processos e maneiras de realizar a gestão da sua equipe, além de facilitar o entendimento dos profissionais acerca dos resultados da empresa. Essa é a essência do Data Driven. Siga a leitura para saber mais sobre o Data Driven.

O que é Data Driven

Na tradução literal, data driven significa “guiado por dados”. A técnica consiste na aquisição de dados através de tecnologias avançadas e sua posterior utilização para mostrar o caminho que deve ser seguido. Dessa maneira, é mais fácil enxergar a rota para o sucesso, além de aumentar o aproveitamento das informações.

O data driven também permite que os profissionais antecipem problemas que podem vir a acontecer, baseado em estudos de complicações inesperadas que ocorreram no passado. É a tomada de decisões pautada em pura ciência e, como sabemos, a ciência é exata.

Essas informações podem ser coletadas externamente ou de dentro da instituição – isso depende muito do que você quer saber e quais processos deseja alterar.

Cuidado: não confunda data driven com analytics driven. Vamos entender melhor as diferenças entre os dois métodos a seguir.

Qual é a diferença entre data driven e analytics driven

Apesar dos dois processos compartilharem de um mesmo objetivo (realizar escolhas com base em dados), existe uma diferença crucial entre os dois conceitos. O analytics driven passa por uma etapa de cruzamento de  dados de diferentes áreas para o esclarecimento de dúvidas.

O data driven, por sua vez, é quantitativo. Isto é, você utiliza de uma grande quantidade de dados para entender o que pode ser feito no futuro. Não existe cruzamento de informações e, muito menos a busca de padrões e semelhanças entre eles.

Os dois andam juntos porque a diferença está apenas na complexidade das análises. Porém, é importante sempre lembrar que são separados por detalhes.

Por que ser uma empresa orientada por dados

Provavelmente, já está claro na sua cabeça o porquê de uma empresa orientada por dados ter mais chances de sucesso do que as que não seguem essa ideia. Mas para que você entenda ainda melhor o que essa decisão pode fazer por você, trouxemos alguns benefícios de aplicar o data driven na sua empresa.

Capacidade de prever o futuro

Como citamos anteriormente, o data driven dá a oportunidade de prever eventuais problemas nas estratégias que serão aplicadas. Porém, também existe a possibilidade de prever resultados futuros. Com dados de resultados anteriores, você pode entender melhor o que será ganho ao fim daquele processo e se vale a pena colocá-lo em prática.

Equipes com mais autonomia

Uma das vantagens do direcionamento estratégico com o data driven é entender a satisfação dos colaboradores e o que afeta a produtividade deles. Assim, você consegue liderar melhor sua equipe, aumentando a entrega de resultados e fazendo com que os profissionais dependam menos de você para suas tarefas.

A gestão eficiente faz com que os funcionários fiquem mais alinhados e possam continuar suas funções sem tanta necessidade de pedir ajuda ou perguntar novamente o que deve ser feito.

Menor risco

Saber de antemão as consequências que uma ação pode gerar diminui os riscos de toda decisão. Além disso, você pode se preparar antes para eventuais falhas ou desvios no processo.

Aumente suas chances de sucesso

Já citamos aqui que as empresas que se orientam por dados obtêm melhores resultados. Porém, você sabe exatamente qual é a vantagem que elas têm em relação às outras? A análise de Forrester de 2018 estima que, até esse ano, as instituições que se apoiam no data driven devem lucrar até 1,8 trilhões de dólares. O mesmo relatório afirma que elas crescem mais de 30% a cada ano. É por isso que afirmamos que aplicar esse método aumenta as chances da sua empresa crescer no mercado.

Considere as novas tecnologias

Pode ser difícil para empresas com culturas ultrapassadas entenderem que a tecnologia está aqui para ajudar e substituir métodos antigos. A verdade é que, eventualmente, quem não se adapta vai ficando para trás. Por isso, é importante pesquisar sobre as vantagens das novas tecnologias e considerá-las. Quanto antes isso for feito, melhor é para você, sua equipe e sua empresa.

A Emploer desenvolve tecnologias para facilitar e otimizar seu RH, como o BPO da folha de pagamento, o BPO de RH, o ePays e muitos outros. Quer saber o que é cada um desses e entender melhor o que eles podem fazer pela sua instituição? Clique aqui e entenda.

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes