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Entenda as vantagens do treinamento in company

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Escrito por Employer RH

O treinamento in company ganha cada vez mais força no Brasil, tornando-se uma das modalidades de capacitação mais requisitadas por empresas de todos os portes e segmentos. As razões para este crescimento são muitas e é justamente sobre elas que conversaremos neste artigo.

Você verá aqui algumas vantagens da realização deste tipo de treinamento. Acompanhe!

O treinamento in company

O treinamento in company é, literalmente, uma capacitação realizada dentro da empresa. Geralmente, é feito em parceria com uma empresa especializada em educação corporativa. Ele atende a demandas estratégicas da companhia contratante e oferece inúmeras vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

As 8 vantagens deste tipo de treinamento

Personalização do conteúdo, ganho de imagem, redução de custos, flexibilidade de cronograma… Veja, a seguir, as principais vantagens que um treinamento in company oferece para a empresa:

1. Personalização do conteúdo

O primeiro grande benefício que uma empresa que contrata um treinamento in company obtém é a possibilidade de personalizar os assuntos a serem abordados. As necessidades do negócio são contempladas.

Em outras palavras, ao saber exatamente em quais pontos seus colaboradores precisam desenvolver habilidades técnicas, por exemplo, é possível acordar com os realizadores do treinamento alguns ajustes no conteúdo.

Isso nem sempre se consegue no modelo tradicional de treinamentos, pois as escolas precisam entregar conteúdos que sejam comuns às diversas realidades e não especificamente para uma empresa.

2. Contextualização com a realidade corporativa

Seguindo na possibilidade de personalizar o conteúdo, a facilidade de contextualizar o que é ensinado aos colaboradores com a realidade da empresa é uma grande vantagem.

É possível trabalhar casos de sucesso e até de fracassos ocorridos no negócio, exemplificar as dificuldades do mercado específico no qual a empresa atua. São inúmeras as formas de contextualização.

Contextualizar o treinamento com a realidade corporativa ajuda não só no envolvimento das pessoas, mas também auxilia na absorção do conteúdo.

3. Flexibilidade de cronograma

No modelo tradicional, os alunos precisam ir até a instituição de ensino, em dias e horários preestabelecidos, pois há inúmeras pessoas participando do treinamento. Quando realizado exclusivamente para uma empresa, é possível estabelecer um cronograma flexível, que não atrapalhe as operações do negócio.

Esta flexibilidade é vantajosa tanto para a empresa quanto para o colaborador, pois muitas vezes as pessoas deixam de se capacitar por falta de tempo.

4. Economia de tempo e garantia de engajamento

Como o cronograma é customizado conforme as diretrizes da empresa, os colaboradores que realizam um treinamento in company não precisam fazer longos deslocamentos. Isso lhes garante um bom ganho de tempo.

Ao mesmo tempo, a empresa tem a certeza de que haverá comparecimento e também engajamento dos aprendizes. Inclusive, pode fazer alterações ao longo do treinamento para adaptar melhor à realidade do negócio.

5. Correção de gargalos educacionais da equipe

A mão de obra especializada no Brasil é um grande problema em áreas mais técnicas. Também é difícil encontrar profissionais para cargos de alto escalão. Há segmentos como a tecnologia da informação, por exemplo, que enfrentam verdadeiros “apagões” de mão de obra.

Ao realizar treinamentos in company, as empresas conseguem oferecer capacitação de uma forma mais modelada às suas necessidades. Assim, conseguem corrigir este problema.

6. Fortalecimento do espírito de equipe

Durante a realização deste tipo de treinamento, os colaboradores da empresa saem um pouco da operação. Isso ajuda a aproximar as pessoas e pode até fortalecer o espírito de equipe.

Nos casos em que colaboradores de diversos departamentos se reúnem para realizar um treinamento, há também a integração natural de diferentes equipes. Se olharmos para a quantidade de iniciativas que os RHs fazem hoje para tentar integrar as pessoas, este pode ser considerado um benefício muito importante.

7. Ganhos na imagem de empregador

Outro ponto muito importante é o esforço das empresas para engajar seus colaboradores. Há uma intensa busca pela ‘marca de empregador’. Ou seja, toda empresa quer ser vista como uma excelente companhia para se trabalhar.

Com um bom programa de treinamento in company, é possível melhorar a satisfação das pessoas e passar ao mercado uma excelente imagem de valorização da equipe.

Com a extrema valorização da reputação de empresas que valorizam seus colaboradores, aquelas que investem em educação tendem a se destacar da concorrência. Podem, inclusive, ser mais exitosas em seus esforços de atrair e reter talentos.

8. Redução de custos com educação corporativa

Por fim, um benefício muito importante: a redução de custos. Ao customizar os treinamentos, as empresas conseguem criar grades de conteúdo que atendam suas necessidades. Elas conseguem envolver o maior número possível de colaboradores e estabelecer cronogramas que não atrapalhem o dia a dia de suas operações.

Isso tudo ajuda a reduzir diversos custos: deslocamentos, tempo de inatividade, pagamentos a fornecedores (escolas técnicas, cursos em geral).

Quando bem planejado e executado, o programa de treinamento in company pode significar uma otimização de investimento. Também ajuda a reduzir significativamente os custos globais com a educação corporativa.

Os cuidados com os treinamentos in company

As vantagens, como vimos, são inúmeras. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados pela empresa para a realização destes treinamentos. A escolha dos fornecedores é o primeiro deles. É importante buscar no mercado empresas especializadas neste tipo de serviço, avaliar os métodos utilizados.

Para isso, é aconselhável colher as impressões de outras organizações, que já contrataram o serviço. Também pode ser uma boa escolha colher depoimentos de profissionais que já participaram de cursos enquanto trabalhavam em outras empresas.

Outro ponto interessante é a criação de uma estrutura para a realização dos treinamentos. Geralmente, é necessário uma ou mais salas amplas, com equipamentos de projeção de imagens (o fornecedor também pode ter estas ferramentas). Deve-se tomar cuidados com o conforto dos participantes. Do contrário, poderão haver dificuldades para a absorção do conteúdo e até o baixo engajamento com os treinamentos.

E a sua empresa, já tem um programa de treinamento in company? Você gostou destas dicas? Curta a nossa página no Facebook para se manter atualizado com nossos artigos!

 

Sobre o autor

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Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

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