Desafios da Gestão de RH para 2021

Desafios da Gestão de RH para 2021

Índice

Desafios da Gestão de RH para 2021

O ano de 2020 foi marcado por desafios em todas as áreas – e para o RH não foi diferente. Direta ou indiretamente, a pandemia afetou a dinâmica do setor, trazendo novos desafios para a área de Recursos Humanos.

Em 2021, o desafio continua. Para ajudar os RHs de todo o Brasil, reunimos três especialistas especialistas da Mini Preço, Froneri e Employer para debater em um encontro ao vivo sobre os Desafios da Gestão de RH para 2021.

Este artigo contém os assuntos abordados neste debate, mas caso você queira vê-lo na íntegra, basta acessar o vídeo em nosso canal do YouTube.

O novo normal e o trabalho remoto

Com as pessoas em casa, na quarentena, o home-office se tornou mais que uma opção e sim uma necessidade. As empresas que conseguiram, colocaram seus trabalhadores para realizar suas atividades em casa.

Para os especialistas, a comunicação é chave para vencer este desafio, pois desta forma é possível manter o time alinhado e motivado.

Um mundo cada vez mais ágil

As constantes mudanças já eram um desafio para as empresas e os anos de 2020 e 2021 comprovaram que essa agilidade veio para ficar.

Apontada como um desafio para o RH pelos especialistas, este tema reforça a necessidade de automatizar a área de recursos humanos para o setor ser mais estratégico e menos reativo. Uma das melhores soluções é o BPO de RH da Employer, onde nossa equipe especializada assume as tarefas operacionais e permite que o RH foque de forma estratégica.

Insegurança jurídica

No mundo da legislação trabalhista, a pandemia está sendo marcada pela criação de muitas leis que visam minimizar os efeitos do momento em que vivemos. Entretanto, por vezes essas leis dão margens para interpretação, deixando o RH inseguro sobre quais ações deve ou não tomar.

Uma parceria grande com advogados e assessorias jurídicas é a sugestão dos especialistas para que o RH enfrente este desafio. Assim, consegue direcionamentos mais eficazes e os riscos jurídicos são minimizados.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)


O setor de Recursos Humanos sempre foi um departamento que retém muitos dados de pessoas físicas. Logo, a LGPD atinge diretamente a área, pois deve-se reaprender a lidar com essas informações.

Para Izabel Razante, a chave para superar esse desafio é “cada vez mais informatizar [o processo], pois ele [o software] já vai ter todo esse cuidado em relação aos processos”.

Os palestrantes também ressaltaram a necessidade de aprender uma nova forma de recrutar pessoas, pois é nesta fase em que o RH lida com muitos dados sensíveis – inclusive de pessoas que não fazem parte do seu quadro de colaboradores.

Atração e retenção de talentos

Já que estamos falando em recrutamento, a área de R&S também tem vários desafios nesta pandemia.

Os principais são o baixo número de vagas (que já estamos vendo uma recuperação do mercado) e também um novo cuidado para que o processo seja seguro para todos.

O painel também traz a tecnologia como solução para este desafio, adaptando os processos de Recrutamento & Seleção para o online. Enfatizaram, entretanto, o cuidado para a perda de humanização com o uso da tecnologia. A chave aqui é o equilíbrio.

Diversidade

Com o tema cada vez mais em voga, este também é um grande desafio para o RH em 2021. “Desde o processo seletivo você já deve fazer essa inclusão” , diz Izabel Razante.

Os especialistas comentaram sobre a utilização de ferramentas digitais para que o processo seletivo seja cada vez menos pautado nos vieses inconscientes dos recrutadores, fazendo assim um processo de R&S mais justo.

Resiliência é a palavra

O painel encerrou o encontro enfatizando que a postura do gestor de RH para enfrentar todos esses desafios é estar atualizado dos acontecimentos para que possa adaptar à empresa as realidades que vão surgindo. “Cada realidade customiza a postura do gestor”, complementa Guilherme, RH do Grupo Mini Preço.

Comunicação clara e direta também é um caminho para a superação dos desafios. Os especialistas comentaram sobre a necessidade de se abrir portas para que os colaboradores possam acessar cada vez mais o RH.

Como já visto em várias soluções propostas, a tecnologia é fundamental como ferramenta agente nesses processos desafiadores. Ao automatizar questões burocráticas, o RH consegue dar atenção ao que realmente importa: seus colaboradores.

Os desafios não são poucos, mas com os instrumentos certos a área de Recursos Humanos tem total capacidade para superá-los. Conte com a Employer para otimizar seus processos de folha, ponto e admissão digital e foque no que realmente importa!

Afinal, como disse muito bem nosso palestrante Guilherme em nosso encontro: “Todo processo de gestão de pessoas tem a obrigatoriedade de cuidar das pessoas.”

Quer entrar em contato com a nossa equipe e potencializar o seu RH estratégico? Fale conosco pelo Whats: http://bit.ly/EmpAtendimento

Para mais conteúdo sobre Tecnologia e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes