Como a internet afeta o cenário de empregabilidade no país

Como a internet afeta o cenário de empregabilidade no país

Índice

Como a internet afeta o cenário de empregabilidade no país

Recrutadores e trabalhadores têm acesso a plataformas específicas para seleção de pessoal. Banco de currículos online, aplicativos e terceirização do processo de recrutamento são opções de baixo custo e alta eficiência

Com uma grande taxa de desocupação, o cenário de empregabilidade no Brasil tem demandado a adaptação por parte dos trabalhadores. Entre as principais mudanças, a procura por empregos temporários e fora da área de atuação é crescente. Segundo uma pesquisa internacional, realizada em 33 países e divulgada pelo Jornal Hoje da TV Globo (24/07/17), o Brasil ocupa o topo do ranking de trabalhadores que aceitam contratos temporários para fugir do desemprego: 92% dos entrevistados responderam sim a esta questão.

Para as empresas o momento também pede adaptação. De olho nos custos da folha de pagamento, muitos empregadores têm optado por contratar terceirizados e temporários para atender demandas pontuais.

As ferramentas para fazer contratações mais assertivas também mudaram com este cenário. As transformações digitais dos últimos anos reforçaram formatos de contratação que agora pedem mais economia e agilidade.

Entenda a seguir como a internet pode ser aliada do RH na hora de contratar trabalhadores.

1 – Facilita a pesquisa de currículos

Seja para atender uma demanda de produção ou de contratação de cargos gerenciais, a busca por currículos é o primeiro desafio dos profissionais de RH. Com o aumento do desemprego, a quantidade de pessoas disponíveis aumentou significativamente – isto significa selecionar e triar um grande número de perfis.

Neste cenário, a internet tornou-se uma aliada cada vez mais presente no dia a dia da área de recrutamento e seleção. Por meio de aplicativos e sites específicos é possível divulgar vagas, receber candidaturas e fazer a pré-seleção dos trabalhadores.

2 – Aumenta a agilidade do processo de seleção

Telefone, currículo impresso, entrevista presencial: todas estas etapas do processo de busca por empregados ganharam mais agilidade com o uso da internet e das ferramentas de tecnologia. Hoje é possível fazer o primeiro contato, testes técnicos e até mesmo entrevistas por vídeo-chamada. Enquanto as empresas ganham agilidade no recrutamento, os candidatos têm acesso a um leque maior de oportunidades e ganham tempo na realização dos processos seletivos.

3 – Possibilita a terceirização do recrutamento

Da abertura de vaga à triagem de currículos, a internet também criou novas formas de desenvolver o cenário de empregabilidade com a terceirização de serviços de recrutamento e seleção.

Por meio da contratação de serviços especializados, empregadores de todo o Brasil agilizam seus processos de recrutamento de pessoal. Esta é uma das soluções oferecidas pela Employer: com expertise na área de contratação de mão de obra, a empresa dedica uma equipe para atender a demandas de recrutamento em todas as regiões do Brasil. São profissionais altamente qualificados que executam toda a intermediação entre oportunidades e candidatos. As empresas ganham assertividade nas contratações, além de economizar recursos com pessoal próprio dedicado a processos seletivos.

Quer conhecer as soluções que usam a tecnologia a favor da contratação de pessoal? Saiba mais em www.employer.com.br

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes