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Como fazer um currículo de qualidade

Como fazer um currículo de qualidade
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Escrito por Employer

Para conseguir uma vaga de emprego, o primeiro passo é redigir um bom currículo. Por meio dele a empresa irá conhecer um pouco sobre você, suas características e experiências. Caso os recrutadores gostem das informações, você será convocado para a próxima fase do processo seletivo. Mas, como fazer um currículo de qualidade?

Fazer um bom currículo é essencial para conseguir uma entrevista. Abaixo iremos te dar dicas de como fazer um currículo de qualidade para prender a atenção dos recrutadores.

 

Seja objetivo

Quando uma vaga de emprego é anunciada, um número grande de pessoas se candidata e envia seus currículos. Dito isso, na primeira fase de seleção os recrutadores costumam receber uma grande quantidade de documentos, e muitas vezes o tempo para analisá-los é pequeno. Isso exige um trabalho dinâmico, pois existem outras etapas do processo a serem realizadas.

Documentos grandes com informações não tão relevantes podem ser descartados pelo tamanho deles. Portanto, seja direto e coloque apenas as informações pertinentes ao cargo que almeja. Formate de maneira simples, com uma letra que seja fácil de ler.

Lembre-se que você terá a oportunidade de falar mais sobre suas habilidades em outras etapas.

 

 Não coloque informações falsas

Não se esqueça que você terá de passar por um período de experiência caso consiga a vaga. Além disso, é possível que peçam que você comprove os dados apresentados por meio de situações hipotéticas em dinâmicas ou declarações escritas.

Seja sincero na descrição de informações pessoais. Caso não tenha muita coisa a acrescentar, diga que está disposto a aprender e a desenvolver novas habilidades.

Instigue a vontade dos recrutadores em conhecê-lo e mostre suas potencialidades em uma próxima etapa.

 

 Descreva suas experiências profissionais

Escreva os locais onde já trabalhou e que se relacionam com a vaga. Uma experiência com animais, por exemplo, não acrescenta muito se você busca um emprego em um escritório.

Coloque o nome de cada empresa, o cargo que ocupava, o período no qual atuou – coloque datas com dia, mês e ano – e descreva suas tarefas resumidamente. Uma dica interessante é colocar as experiências em forma de itens. Dessa maneira, fica mais fácil a visualização.

 

 Liste os cursos que já realizou

Descreva os cursos que já realizou com tema, nome da instituição e quantidade de horas de duração. Se você tem conhecimento de algum idioma, pontue qual é o seu nível de conhecimento: inicial, intermediário ou avançado. É importante colocar também o quanto você entende das tecnologias necessárias para a área de atuação, quais os programas sabe utilizar, etc.

A qualificação profissional é muito importante para que você conquiste os recrutadores. Busque estar sempre atualizado e fazer networking com profissionais da mesma área. Isso pode te ajudar a fazer novos contatos.

 

 Revise a linguagem

Em todo e qualquer texto que escrevemos, a chance de cometermos erros de gramática, concordância, etc. são grandes. Portanto, revise sempre o que você escreveu. Erros de português não podem ocorrer em um currículo profissional, pois podem passar a imagem errada para os recrutadores.

 

 Nomeie o arquivo

Pode parecer bobo, mas muitos currículos são salvos com nomes aleatórios, cheios de números e símbolos e isso pode ser um critério de avaliação da empresa. É sempre bom colocar o seu nome e o cargo ao qual está se candidatando, assim é mais fácil encontrá-lo em meio a centenas de arquivos.

 

Atualize sempre seus dados

É importante sempre checar se suas informações não mudaram antes de enviar um currículo. Com a diferença de tempo entre um emprego e outro, pode ser que você mude de celular, endereço, email, etc.

Isso pode prejudicar o contato da empresa com você. Portanto, sempre revise e atualize antes de enviar.

 

 Crie seu currículo por meio de sites

Existem várias opções de sites que oferecem serviços gratuitos e pagos para confecção de um currículo. O Banco Nacional de Empregos (BNE) possui milhares de vagas disponíveis e permite um cadastro rápido, básico e gratuito. Além disso, suas informações ficam disponíveis para milhares de empresas e recrutadores.

Também existem sites onde você tem acesso à modelos de currículos prontos para personalizar. Quer saber mais dicas de como entrar no mercado de trabalho da melhor maneira possível? Acesse mais artigos no nosso blog!

 

Sobre o autor

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Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estretégicamente no Brasil. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Saiba mais em: www.employer.com.br

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