Rotinas de DP

Com quem eu falo: RH ou Departamento Pessoal?

com-quem-eu-falo-rh-ou-dp
Employer
Escrito por Employer

Os dois setores trabalham em prol dos funcionários, seja na parte burocrática, seja na parte de desenvolvimento profissional. Veja as principais atribuições de cada um.

Eles trabalham próximos, muitas vezes na mesma sala, lado a lado. Suas tarefas são complementares na rotina da empresa. Por isso é muito comum confundir as funções e atribuições das duas áreas: Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Ambas trabalham por um objetivo comum: suprir os trabalhadores de recursos, benefícios e dar a eles todos os subsídios para executarem suas tarefas, desde as funções básicas até o desenvolvimento profissional e satisfação no trabalho.

Na prática, as atividades dos colaboradores destes dois setores são bastante distintas. É isso que vamos explicar agora.

Departamento Pessoal

Vamos começar com algumas perguntas comuns dos trabalhadores: para quem eu entrego minha carteira de trabalho? Quem emite meu holerite e efetua meu pagamento? Com quem converso a respeito dos meus benefícios como plano de saúde e vale-alimentação? A quem devo oficializar meu pedido de férias ou de demissão?

O Departamento Pessoal, como o nome explica, é responsável por tratar individualmente das pessoas, no que se refere a seus direitos e deveres junto à empresa. São suas atribuições:

– Admissão e rescisão de trabalhadores: conduzir todo o processo burocrático, como respectivos registros na carteira de trabalho. Encaminhamento dos trabalhadores para os exames médicos admissional e demissional;
– Controle e registros na Carteira de Trabalho: data de admissão, data de desligamento, remuneração e respectivas alterações, períodos de férias;

Recolhimento de contribuições trabalhistas e previdenciárias e envio aos órgãos que regem as relações trabalhistas;
– Controle de frequência, registrada em relógio-ponto;

– Recebimento de atestados médicos, controle de faltas justificadas e não justificadas;

– Recebimento de pedidos de férias;

– Emissão de folha de pagamento e holerites;

– Controle e organização dos benefícios concedidos ao trabalhador: vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde;

– Condução e finalização de processos de demissão. Pagamento das devidas verbas rescisórias e acompanhamento do trabalhador no sindicato da categoria para homologação da rescisão do contrato de trabalho.

Estas são algumas das principais atividades realizadas pela equipe do Departamento Pessoal, que exerce um papel burocrático fundamental dentro da empresa. Se um trabalhador ficar doente, é o Departamento Pessoal que deve ser avisado. Também é lá que fica registrada a frequência de comparecimento ao trabalho e solicitações burocráticas por parte dos empregados.

Em empresas de médio e grande porte, o Departamento Pessoal pode contar com subdivisões de áreas e tarefas, que visam organizar e facilitar a rotina dentro do setor. Alguns membros da equipe trabalham somente com os processos de admissão e desligamento enquanto outros são responsáveis pela parte financeira, com a organização da folha de pagamento e demais benefícios. Em empresas menores, uma equipe igualmente menor divide as tarefas.
Agora vamos falar das atividades de gestão de pessoas?

Recursos Humanos

Em muitas empresas este setor também é chamado de GP- Gestão de Pessoas. É a área responsável por tratar as pessoas como recursos importantes para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Os empregados são tratados individualmente em todos os assuntos que se referem ao seu desenvolvimento dentro da empresa.

Vamos ver outras atribuições deste departamento:

Recrutamento e seleção de pessoal
Este processo de elencar candidatos e avaliá-los para as vagas da empresa é tarefa do RH. Em muitas empresas esta atividade é terceirizada, para poupar tempo da equipe de RH, que pode ficar mais focada no desenvolvimento dos trabalhadores da própria empresa. O RH recebe os currículos pré-selecionados e faz somente a avaliação final, com o objetivo de escolher o candidato mais apto para o trabalho.

Desenvolvimento de Políticas de Recursos Humanos
Definição de atividades dentro de cada setor, criação de políticas de gestão, planos de carreira e avaliações periódicas do desempenho do funcionário. Com políticas bem definidas, fica atribuído ao setor de RH avaliar periodicamente o status de cada indivíduo dentro da empresa. Ao juntar informações levantadas pelo Departamento Pessoal – como frequência, por exemplo – o RH é quem define os próximos passos. O funcionário adequou-se às suas funções? Tem bom relacionamento com a equipe com a qual trabalha? Qual é a hora de promovê-lo? Seu salário atual é condizente com o mercado? O funcionário tem apresentado alguma conduta profissional ou comportamental que precise ser avaliada mais a fundo? Para obter estas respostas, o RH trabalha diretamente com os gestores das áreas para traçar o perfil completo do desempenho de todos os empregados.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
O departamento de RH precisa pensar constantemente em novas estratégias para que a empresa possa adaptar-se às mudanças do mercado em que atua. Isso envolve cursos, palestras e treinamentos específicos para novas demandas. O RH, junto com os gestores das áreas, avalia o perfil dos trabalhadores para definir em quem vai investir na hora de incluir uma nova atividade dentro da empresa, por exemplo.

Também é responsabilidade do RH oferecer capacitação regular a todos os empregados, de acordo com as necessidades da empresa. Um exemplo? A empresa que pretende implantar um sistema de tecnologia em nuvem para gerir um estoque precisará treinar seus funcionários para usar a nova plataforma. O RH planeja, organiza e acompanha todo este processo, a fim de garantir que os funcionários estejam prontos para um novo momento dentro da companhia.

Também é o RH que identifica potenciais gestores, líderes de equipe e pessoas com habilidade para desenvolver novas atividades. Cabe a este departamento prover estas pessoas de informação e conhecimento para seu desenvolvimento profissional, bem como avaliar e sugerir novas remunerações.

Apesar das atribuições distintas, na prática o Departamento Pessoal e o Recursos Humanos caminham lado a lado. Por isso, como citamos no começo desta matéria, é bastante comum que fiquem em salas próximas dentro das organizações. Também é fundamental que as duas áreas atuem juntas no acompanhamento dos funcionários, da sua recepção quando é admitido na empresa até o momento do desligamento.

Sobre o autor

Employer

Employer

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estretégicamente no Brasil. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Saiba mais em: www.employer.com.br

Deixar comentário.

Share This
Atendimento por chat
Podemos ajuda?
Olá!
Quer conhecer mais sobre a Employer?