“Carteira digital” de documentos leva mais agilidade ao processo de implantação do eSocial

“Carteira digital” de documentos leva mais agilidade ao processo de implantação do eSocial

Índice

“Carteira digital” de documentos leva mais agilidade ao processo de implantação do eSocial

Desde janeiro deste ano, empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passaram a usar o eSocial. Em julho, plataforma inclui pequenos negócios e MEI´s. Processo de migração é trabalhoso e exige o cadastramento de todos os empregados. Digitalização de documentos é aposta do setor de TI para facilitar o processo

A partir de julho, o eSocial passa a ser obrigatório para todas as empresas brasileiras. Após o início do envio de informações das empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, será a vez das pequenas e médias empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI). Até março de 2018, 11.500 empresas já tinham enviado as informações obrigatórias para a nova plataforma, segundo o Comitê Gestor do eSocial, de um total de 14.400 da primeira fase. Na segunda fase são 20 milhões de pessoas jurídicas que passam a prestar contas trabalhistas pela nova plataforma do Governo Federal.

Qualificação cadastral de empregados é a primeira parte da migração para o eSocial

Para iniciar a implantação, será preciso enviar os dados de todos os empregados ao ambiente do eSocial. Os dados serão validados por todos os órgãos que recebem informações trabalhistas, como a Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Caixa Econômica. Informações cadastradas de forma incorreta ou com dados inconsistentes serão barradas por estes órgãos, impedindo o registro e/ou a contratação de empregados.

O eSocial prevê o pagamento de multas em diversas situações, que incluem a ausência de registro na CTPS, a desatualização do cadastro e a omissão de dados sobre acidentes de trabalho, afastamento e exames médicos.

A qualificação cadastral dos trabalhadores pode ser facilitada com o uso de softwares integrados às folhas de pagamento online das empresas. Este é o principal objetivo do Lugarh. O software aproveita o ambiente online para organizar uma “carteira digital” da pessoa física, capturando, armazenando e transmitindo os dados e foto dos documentos cadastrados diretamente para o empregador.

Documentação digital é tendência no país

A digitalização de documentos faz parte de um movimento de mercado que já começa a ser utilizado em outros órgãos públicos, como o Departamento Nacional de Trânsito. Desde fevereiro deste ano, a carteira de habilitação digital foi implantada em alguns estados do país. Além de passar a valer como documento oficial no próximo ano, a carteira de habilitação digital fica dentro de um aplicativo que também levará para o ambiente digital todos os dados relacionados ao motorista, tais como a pontuação de infrações, multas e validade do documento.

Seguindo a mesma linha, o Lugarh é um software que funciona pela web e pode ser utilizado por trabalhadores cujos contratos de trabalho já estão em vigência; ou para aqueles que forem contratados a partir de agora. O empregado faz o cadastro e envia seus documentos online. As informações são lidas pelo sistema, confirmadas pelo trabalhador e enviadas ao empregador. Os arquivos ficam armazenados na web e podem ser acessados e atualizados pelo RH sempre que necessário.

Além disso, o Lugarh foi desenvolvido com layout próprio para integração ao eSocial, o que dispensa a necessidade de uma nova migração ou conferência de dados.

Solução é adaptável às necessidades do empregador

Empresas dos mais diversos portes e áreas de atuação poderão se beneficiar da tecnologia com o uso da carteira digital. O sistema não tem limitação quanto à documentação exigida para cada contrato de trabalho. É possível fazer a digitalização fotográfica de documentos básicos como RG, CPF, CTPS, comprovante de residência; e também de documentos específicos para uma determinada função. É o caso de carteiras profissionais emitidas por órgãos de categoria, documentos de certificação para operação de maquinário, CNH para moto ou caminhão, entre outros.

Saiba mais em: www.lugarh.com.br

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes