As vantagens de se candidatar para um trabalho temporário

As vantagens de se candidatar para um trabalho temporário

Índice

Ao entrar no mercado de trabalho, você pode se frustrar por não conseguir uma vaga devido a conta da falta de experiência. O que muitos não sabem é que existe uma outra modalidade de trabalho que possui uma grande quantidade de vagas disponíveis: o Trabalho Temporário.
O objetivo do trabalho temporário é auxiliar trabalhadores a entrar no mercado de trabalho formal, ganhar experiência e gerar renda. Já para as empresas, o grande benefício é contar com força de trabalho para complementar uma demanda ou substituir um efetivo em casos de afastamentos como licenças, férias, etc.
Essa modalidade possui prazo de contrato flexível, de acordo com a necessidade da empresa e podendo durar até 270 dias.
É muito importante ressaltar que o trabalho temporário é uma modalidade de contratação legal, com legislação própria: Lei 6.019/74 e Decreto 10.060/2019. Além de aumentar a sua chance de entrar no mercado de trabalho, este tipo de vaga possui benefícios do trabalhador garantidos pelas leis citadas acima. Confira as vantagens de se candidatar para uma vaga temporária.

As vantagens de se candidatar para uma vaga temporária

Networking

Como as vagas temporárias tem um prazo limitado de duração, participando delas você pode construir com mais agilidade uma grande rede de conexão de profissionais daquele mercado de trabalho: o famoso networking. O networking é importante para conseguir novas oportunidades na sua área através de indicações ou até mesmo ser efetivado durante o contrato temporário.

Ganho de Experiência

Quando se está começando no mercado de trabalho, é extremamente importante ir atrás de experiências novas para montar um bom currículo. O trabalho temporário permite o ganho de muita experiência em pouco tempo.
Isso porque, cada empresa tem rotinas, métodos, pessoas diferentes e ambientes de trabalho bastante distintos. Através das experiências temporárias você se prepara para lidar com diferentes ambientes.

Remuneração

O trabalhador contratado por essa modalidade tem direito a remuneração equivalente ao efetivo contratado da empresa. Ou seja, no caso da substituição ele ganha o salário equivalente. Além de ter direito a: horas extras; descanso semanal remunerado; férias e décimo terceiro salário proporcionais; adicional noturno; Fundo de Garantia do Trabalhador – FGTS e INSS.
Veja algumas vagas de trabalho temporário que você pode se candidatar hoje mesmo.

Chance de ser efetivado

Todo trabalhador temporário possui a chance de ser efetivado durante ou após o seu contrato de trabalho. Se você se destacar, essa chance aumenta. Isso significa que você pode entrar em uma empresa para uma vaga temporária e, no final, se surpreender com uma proposta de contratação permanente.

Explore as oportunidades do mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um ambiente amplo e muito diversificado. Como explicamos com esse texto, você não precisa ficar preso apenas às modalidades de contratação comuns e, muitas vezes, é até mais vantajoso ingressar pelas vagas temporárias.
Lembre-se de sempre estar com um currículo bem feito e preparado, mesmo sem possuir muitas experiências profissionais. É o currículo que dá ao recrutador a primeira impressão de quem você é. Confira dicas para um currículo de qualidade clicando aqui.
Finalmente, mantenha a cabeça aberta para oportunidades diferentes. O trabalho também é uma oportunidade de crescimento e aprendizado para sua carreira.
A Employer pode te ensinar mais sobre o trabalho temporário e como ingressar no mercado de trabalho. Você pode entrar em contato com a gente nesse link!

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes