Geral

Entenda a diferença entre o trabalho temporário e a terceirização

Entenda a diferença entre o trabalho temporário e a terceirização
Employer
Escrito por Employer

O trabalho temporário e a terceirização são constantemente confundidos, até mesmo por empresários e profissionais de Recursos Humanos. Há muitos critérios que os diferenciam e, por isso, é essencial que você entenda a diferença entre o trabalho temporário e a terceirização.

Lendo este texto, você entenderá o necessário para não se confundir mais.

 

Trabalho Temporário

O trabalho temporário é regido por legislação específica, a Lei 6.019 de 1974 e foi regulamentado pelo Decreto 10.060 em 2019.  

Para as empresas, essa modalidade é velocidade e economia na contratação de trabalhadores, que deve ocorrer através de uma agência autorizada pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Economia. O prazo do contrato de trabalho é flexível de acordo com a necessidade da empresa, seja para complementar uma demanda ou para substituir um efetivo em casos de afastamentos como férias e licenças.

É importante ressaltar que o temporário não pode substituir afastamentos permanentes, como por exemplo, um empregado que foi demitido.

Para o trabalhador, é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, ganhar mais experiência e ainda há a possibilidade de ser efetivado.

 

Características do trabalho temporário

  • O prazo do contrato com o trabalhador é limitado em até 180 dias corridos, e pode ser prorrogado uma única vez, por até 90 dias.
  • O temporário deve exercer a mesma função do empregado efetivo da empresa cliente e tem seus direitos garantidos por lei como: informação em carteira de trabalho digital, encargos sociais (FGTS e INSS), adicional noturno, horas extras, férias e décimo terceiro salário proporcionais.
  • A contratação é simples e rápida, e uma agência especializada é responsável por intermediar o processo de contratação. Assim, a empresa cliente não precisa despender energia e tempo na contratação de temporários;
  • Menos custos fixos com folha de pagamento;
  • O contrato pode ser encerrado a qualquer momento sem ônus para a empresa;
  • É uma boa oportunidade para conhecer novos talentos, sendo que o trabalhador pode ser efetivado pela empresa cliente.

 

Vantagens em contratar trabalho temporário

O trabalho temporário atende a necessidade complementar de demanda das empresas por períodos curtos e propõe a continuidade de produção mesmo quando é necessário substituir o quadro efetivo da empresa, como em casos de afastamento, doenças, acidentes, etc.

Das principais vantagens do contrato temporário, comparadas com o contrato CLT, temos a economia com encargos. Quando encerrado o contrato, não é devido a multa do (FGTS), nem o aviso prévio indenizado, já que está previsto o término a qualquer momento. Também não se aplica os encargos do sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senar, Sebrae e Incra).

Ainda, a quantidade de temporários não soma para cotas de pessoas com deficiências ou aprendiz, e também não se aplica a estabilidade às gestantes, aumentando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

 

Terceirização de serviços

A terceirização é a contratação de outra empresa para a realização de atividades. Nessa modalidade, a subordinação dos empregados se dá com a empresa contratada.

Com a reforma trabalhista, Lei 13.467/2017, a terceirização passou a ser permitida também para a execução das atividades fim.

 

Característica da terceirização de serviços
  • A empresa prestadora deve ser especializada, ou seja, ter conhecimento técnico nos serviços prestados.
  • Não existe limite de tempo para a duração do contrato.
  • É a prestadora que define o perfil necessário e a remuneração dos empregados, além de aprovar a realização de horas extras.
  • Além de recrutar e selecionar, contratar, treinar e administrar seus empregados, os quais executam suas tarefas no ambiente da contratante.

 

Vantagens em contratar terceirizados

  • Na prestação de serviços à terceiros, a empresa contratada interage para maximizar a potência dos serviços da contratante.
  • O foco da empresa contratante se concentra nas estratégias empresariais e outras tarefas que não foram terceirizadas.

 

Cuidados importantes sobre o trabalho temporário e a terceirização

É preciso respeitar as legislações que se referem a esses dois tipos de contratação. A constatação de fraude trabalhista gera consequências tanto para o trabalho temporário quanto para a terceirização, como autuações, multas e condenações.

Em ambas as modalidades, a contratação do trabalhador é realizada por empresas especializadas, e nunca de forma direta. É muito importante escolher uma agência de trabalho temporário ou empresa terceirizada com referência na área. Assim, você não precisa se preocupar com efeitos negativos.

A Employer é agência de trabalho temporário, credenciada pelo Governo Federal, que garante a contratação desta modalidade em grande escala. Você pode saber mais sobre nossos serviços clicando aqui!

 

Sobre o autor

Employer

Employer

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estretégicamente no Brasil. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Saiba mais em: www.employer.com.br

Deixar comentário.

Share This
Atendimento por chat
Podemos ajuda?
Olá!
Quer conhecer mais sobre a Employer?