Rotinas de DP

9 dicas para otimizar processos de RH em uma empresa

Employer RH
Escrito por Employer RH

O setor de Recursos de Humanos tem um papel fundamental dentro de uma empresa. No entanto, esse departamento possui uma série de tarefas operacionais e estratégicas para realizar. Para tornar essas atividades mais eficientes é importante que as atividades sejam bem distribuídas e que sejam utilizados programas que auxiliem nas funções de RH.

Com um RH mais eficiente e organizado os resultados serão encontrados mais rapidamente e sobrará tempo para investir em novas demandas. Para te ajudar a otimizar processos de RH, reunimos aqui 9 dicas fundamentais. Continue a leitura para conhecê-las!

1. Planeje suas ações para otimizar processos de RH

Um dos primeiros passos para otimizar os processos de Recursos Humanos é planejar ações. Para isso, faça uma lista de atividades que você precisa cumprir e foque nela. Assim, você consegue visualizar melhor as tarefas que precisa dar prioridade.

Depois da listagem de atividades, é necessário planejar como elas serão executadas, com base em objetivos e prazos. Com isso é possível administrar melhor o uso do tempo. Lembre-se também de considerar possíveis atrasos e imprevistos nesse planejamento. Assim fica mais fácil realizar as tarefas, conforme o plano.

2. Estabeleça metas

Estabelecer metas te ajudará também no planejamento das ações. Quando se têm objetivos a serem alcançados e prazos bem estabelecidos, fica mais fácil manter o foco nas atividades.

Porém, é importante estabelecer metas plausíveis. Metas muito difíceis de serem cumpridas acabam desmotivando os funcionários. Por isso, tenha em mente suas prioridades e crie metas para serem atingidas com prazo determinado.

3. Delegue funções

Uma prática fundamental no setor de RH é a delegação de tarefas, que deve ser feita principalmente pelos gestores. Com isso, cada colaborador saberá quais funções e responsabilidades ele terá, o que facilita a organização deles para a realização de um bom trabalho.

A delegação de tarefas também permite que o gestor tenha mais tempo para o planejamento de ações e para a otimização dos resultados. Porém, vale lembrar que para delegar tarefas de maneira adequada é importante que o gestor conheça os membros de sua equipe e atribua tarefas de acordo com a experiência e o perfil de cada um.

4. Use ferramentas de gestão de pessoas

A automatização de alguns processos de gestão de pessoas pode ser uma ótima aliada para agilizar determinadas tarefas, melhorando os resultados. Para isso, vale investir em programas que facilitem o armazenamento de dados, controle de ponto e benefícios, folha de pagamento, entre outros processos burocráticos.

Além disso, existem ferramentas que ajudam também no processo de recrutamento e seleção. Esse tipo de ferramenta pode ajudar a filtrar os candidatos, divulgar anúncios de vagas, organizar os candidatos inscritos e acompanhar o desempenho dos profissionais no processo seletivo.

O uso de boas ferramentas ajudará a otimizar o tempo gasto em algumas dessas atividades e também pode melhorar a qualidade desses processos.

5. Tenha uma equipe integrada

Outro ponto fundamental para otimizar processos de RH é ter uma equipe integrada. Portanto, para que a execução de tarefas seja facilitada, busque sempre incentivar o trabalho em equipe.

Quando uma equipe trabalha junto para atingir um determinado resultado, além de gastar menos tempo, os profissionais acabam se empenhando mais. Desse modo, é importante estimular um bom relacionamento entre os membros da equipe e manter um clima organizacional positivo.

Uma boa maneira para integrar mais sua equipe é criar eventos onde os colaboradores possam interagir, incentivar uma boa comunicação entre todos e favorecer a união da equipe em prol de um objetivo maior da empresa.

6. Esteja sempre atualizado

Estar atualizado com relação ao mercado é também muito importante para o departamento de Recursos Humanos. Com isso, os profissionais da área devem estar por dentro de todas as novidades no setor.

Para isso, busque informações nas mídias, principalmente através de sites e revistas do setor. A partir disso, é possível planejar ações para melhorar os processos e evitar erros já identificados.

Realizar treinamentos sobre novas ferramentas e técnicas que podem ser implantadas, também é uma ótima maneira de atualizar os colaboradores sobre as mudanças nesse setor.

7. Utilize a gestão estratégica

A gestão estratégica é essencial para otimizar os processos de uma empresa. Essa é uma maneira de implementar novas ações de maneira sistemática e continuada, para elaborar projetos e mudanças estratégicas e também avaliar e gerenciar essa implementação.

Criar processos de gestão estratégica é importante na empresa como um todo. Mas, especificamente no setor de RH, é fundamental fazer planejamentos e mapas estratégicos de acordo com os objetivos gerais da empresa. Utilizar indicadores e estabelecer metas também ajudam no processo de tomada de decisão.

Uma alternativa interessante é buscar empresas especializadas em gestão organizacional e que ajudem a criar um departamento de RH mais estratégico.

8. Terceirize algumas atividades

Fazer a terceirização de alguns serviços do setor de RH é outra dica para otimizar os processos desse setor. Com isso, é possível reduzir despesas e aumentar a competitividade da organização.

Hoje em dia existem muitas opções de empresas que criam soluções e oferecem consultorias em gestão de RH, tanto para dar mais agilidade nos processos quanto para contribuir na melhoria de resultados no setor.

Com a terceirização de algumas atividades, o departamento de Recursos Humanos se torna mais livre para focar em outras atividades que envolvem diretamente os objetivos da empresa.

9. Busque excelência operacional

A excelência operacional envolve trabalhar de maneira produtiva e eficiente, com foco nos resultados. É importante que todos os setores alcancem essa excelência, mas principalmente o setor de RH.

Ter uma equipe qualificada e otimizar e padronizar os processos de RH são os primeiros passos para alcançar a excelência nas operações. Portanto, os gestores devem se manter sempre atentos a isso e buscar sempre a melhoria dos processos nesse setor.

Com essas dicas, você poderá organizar e melhorar os processos do departamento de Recursos Humanos. Lembre-se de que o investimento na otimização do RH resulta em benefícios para toda a empresa e para todos os colaboradores. Portanto, não deixe de colocá-las em prática!

Gostou das nossas dicas para otimizar processos de RH? Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre as principais novidades nesse setor!

 

Sobre o autor

Employer RH

Employer RH

Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

1 comentário

Deixar comentário.

Share This