Geral

7 dicas para se destacar no Mercado de Trabalho em 2021

7 dicas para se destacar no Mercado de Trabalho em 2021
Employer
Escrito por Employer

O mercado de trabalho é um ambiente muito competitivo e, com as crises originadas do período de pandemia mundial, existem mais profissionais em busca de recolocação do mercado. Por isso, é necessário se destacar entre os candidatos para conquistar uma vaga de emprego. A seguir texto, iremos mostrar 7 dicas para se destacar no Mercado de Trabalho em 2021 que podem te ajudar nesse processo.

 

7 dicas para se destacar no Mercado de Trabalho em 2021:

 

1. Prepare um currículo de qualidade

É claro que as experiências de vida são muito importantes para entrar no mercado de trabalho, porém, elas precisam estar  registradas em um currículo bem feito, organizado e objetivo para se tronarem ainda mais interessantes.

Foque no que é importante dentro deste documento, evite falar de coisas irrelevantes, tente utilizar uma ferramenta online para deixá-lo mais apresentável. Você pode encontrar mais dicas para seu currículo aqui.

 

2. Defina os seus objetivos

Traçar um plano de carreira e definir o que você quer é um processo muito recomendado para quem busca se recolocar. Ter objetivos claros ajudam você a entender quais vagas procurar, em quais habilidades você precisa evoluir e no que você precisa estar atento.

Esboce metas que você gostaria de alcançar (realistas, claro) ao longo de sua carreira, sempre focando em seu objetivo final, ou seja, onde você quer chegar.

 

3. Aumente seu conhecimento

Webinars, cursos e workshops, são ótimas maneiras de aumentar seu conhecimento nas áreas em que você deseja trabalhar. Existem muitos sites que oferecem cursos por preços muito baratos e, por conta da pandemia, muitos deles ficaram gratuitos.

Quanto mais experiência e conhecimento, maior sua chance de se inserir no mercado.

 

4. Seja resiliente

A resiliência é a habilidade de conseguir superar as dificuldades sem que elas te influenciem permanentemente de modo negativo. Uma pessoa resiliente também sofre com frustrações, mas aprende a lidar com elas diversas vezes tirando uma lição positiva da situação.

Isso é muito importante no mercado de trabalho, em que ambientes e situações estressantes podem ser bastante comuns. Todo mundo passa por adversidades e precisamos superá-las para abrirmos ainda mais portas em nossos caminhos.

 

5. Relacionamento interpessoal

Você sabe se relacionar com os outros e como se comportar em um ambiente de trabalh? Caso você ache que ainda tem dificuldades nesse ponto, trabalhar suas ahabilidades de relacionamento interpessoal é fundamental. As chamadas soft skills – habilidades comportamentais, são cadas vez mais relevantes no momento da contratação.

Relacionar-se bem com todos é importante, por mais que nem sempre você concorde com tudo o que o a outra pessoa pensa ou faz. As pessoas são diferentes e saber lidar com isso é essencial não só para entrar no mercado de trabalho, mas também para progredir em sua vida profissional. O respeito é essencial.

 

6. Pratique o Networking

O Networking é a conexão entre trabalhadores que podem se ajudar entre si. Possuir uma rede de contatos pode abrir muitas portas, é por isso que vale a pena investir em amizades que participam do mesmo mercado de trabalho que você.

Além disso, é essencial participar de eventos de trabalho, mesmo que no online, porque é nesses eventos que você conhece mais pessoas e, potencialmente, pode desenvolver novos relacionamentos na área.

 

7. Esteja sempre atualizado

Das 7 dicas para se destacar no Mercado de Trabalho em 2021, essa talvez seja a mais importante. O mundo está em constante mudança e, por isso, é preciso estar atento às mudanças no mercado de trabalho em que você quer ingressar.

Assinar newsletters, revistas, estar sempre atento a revistas e blogs, ajudam a se manter atualizado e você sempre pode utilizar isso como vantagem em processos seletivos. Pois demonstrar conhecimento sobre a situação atual da sua área de atuação e pode colocá-lo a frente de vários candidatos.

Outro ponto muito importante é verificar os novos formatos de contratação presentes no mercado, como oportunidades de trabalho temporário, vagas remotas ou para PJ’s.

 

Conclusão

Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, você não será o candidato escolhido para aquela vaga, e isso é completamente normal. Porém, é possível aumentar a chance de ser escolhido se você estiver bem preparado para tentar suas chances.

Lembre-se de não se frustar e sempre procurar novas oportunidades. Para entender melhor sobre o mercado, leia mais textos da Employer nesse link.

 

Sobre o autor

Employer

Employer

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais posicionadas estretégicamente no Brasil. A empresa que tem origem em Curitiba/PR atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Saiba mais em: www.employer.com.br

Deixar comentário.

Share This
Atendimento por chat
Podemos ajuda?
Olá!
Quer conhecer mais sobre a Employer?