6 dicas para conduzir um processo seletivo corretamente

6 dicas para conduzir um processo seletivo corretamente

Índice

6 dicas para conduzir um processo seletivo corretamente

Selecionar profissionais para trabalhar na empresa é uma das principais responsabilidades do departamento de Recursos Humanos. Porém, é muito importante que um processo seletivo seja bem conduzido para evitar problemas futuros. Afinal, uma seleção ineficiente pode trazer prejuízos tanto para os selecionadores quanto para os candidatos.

Além disso, se conduzidos de maneira incorreta, podem resultar na contratação de um profissional que não seja adequado ao perfil da empresa ou do cargo, o que gera custos para refazer a seleção, a contratação e o treinamento de outro profissional.

Nesse artigo, vamos apresentar 6 dicas importantes para conduzir um processo seletivo adequadamente. Acompanhe!

1. Faça uma boa descrição e análise de cargos

Um aspecto fundamental que garante uma boa condução do processo seletivo é ter uma boa descrição e análise de cargos. Com a definição das principais responsabilidades de um cargo, fica mais fácil definir que tipo de candidato será adequado para ocupá-lo.

Outro aspecto importante é definir os salários e benefícios de cada cargo. No momento da divulgação da vaga, é importante que já se saiba qual a remuneração e a quais benefícios o candidato terá acesso caso seja contratado.

2. Estabeleça um perfil ideal para a vaga

Definir o perfil ideal do candidato para uma vaga é muito importante. Para isso, leve em consideração a descrição do cargo e verifique quais habilidades, conhecimentos e responsabilidades o candidato deve ter para ser contratado para essa vaga. Com isso, o recrutamento fica mais direcionado e fica mais fácil selecionar os currículos.

3. Defina as etapas do processo seletivo

Defina quais serão as fases do processo seletivo para aquela vaga. Se tiver muitos candidatos, o ideal é dividi-los em dias ou horários diferentes. Escolha também o tipo de avaliação que será feita durante este processo e quais serão os critérios para a aprovação em cada fase dele.

Uma boa opção é realizar uma dinâmica de grupo para verificar o comportamento do candidato no trabalho em equipe. Posteriormente, pode-se realizar entrevistas individuais para se aprofundar sobre as experiências e conhecimentos de cada um dos que passarem por este processo.

4. Divulgue bem a vaga

Fazer uma boa divulgação da vaga também é muito importante. Isso garante que você atinja um público que poderá se interessar por ela e evita que não se tenha um número insuficiente de interessados.

Anuncie em meios de grande circulação, como jornais, redes sociais e sites especializados, como o Banco Nacional de Empregos. Com isso, você terá mais possibilidades de escolha, o que aumenta as chances de encontrar o profissional mais adequado para a vaga.

5. Faça a triagem dos currículos

Tendo em mente os requisitos para a vaga e o perfil ideal para ocupá-la, será possível fazer a seleção dos currículos. É importante lembrar que um currículo não demonstra fielmente o perfil de um profissional, mas por meio da triagem, é possível eliminar candidatos que não atendem aos requisitos para o cargo.

6. Realize entrevistas individuais

A entrevista individual é uma das partes mais importantes do processo seletivo. É fundamental que a entrevista seja bem conduzida, por isso, estruture as perguntas com antecedência. Antes de cada entrevista, leia o currículo do candidato e faça anotações sobre pontos que deseja investigar melhor.

Seja sempre neutro e ouça atentamente o candidato, deixando-o à vontade para responder suas perguntas. Após a entrevista, anote suas observações para se lembrar depois. Desta forma, depois de conhecer melhor cada candidato entrevistado, será possível verificar qual deles é o mais adequado para ocupar a vaga.

Com essas dicas, você poderá conduzir corretamente um processo seletivo e evitará problemas futuros na contratação dos profissionais para a empresa.

Gostou desse post? Assine nossa newsletter e fique sempre atualizado com o conteúdo de nossa página!

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes