5 tarefas para desenvolver a equipe de RH

5 tarefas para desenvolver a equipe de RH

Índice

5 tarefas para desenvolver a equipe de RH

Seu time não pode ficar de fora das estratégias de desenvolvimento de carreira. Você sabe como capacitar, qualificar, motivar e avaliar os membros da sua própria equipe? Responda a algumas perguntas e anote tarefas para colocar em prática.

A dinâmica da gestão de pessoas tem mudado muito nos últimos anos. Basta pesquisar o assunto e você perceberá que temas como desenvolvimento de carreira, qualidade de vida no trabalho e avaliações de desempenho são o foco da área. É porque o RH não é mais um departamento burocrático. Cada vez mais é o “coração” da empresa, responsável por trabalhar a individualidade a favor de resultados para os negócios.

É um bom momento para avaliar: como está o plano de carreira das pessoas da sua própria equipe? A lição precisa ser feita dentro de casa! Uma equipe de RH capacitada, motivada e em pleno desenvolvimento é o cartão de visitas do seu trabalho de gestão.

Este artigo aborda o desenvolvimento interno da área. A Employer traz algumas perguntas para você refletir, junto com tarefas para incluir no dia a dia da sua equipe.

Seu time está satisfeito?

Esta é uma pergunta que nem sempre tem resposta fácil. Mas você entende bem de satisfação: é uma combinação entre boas políticas de RH e desenvolvimento das habilidades de cada membro da equipe. As avaliações de desempenho que você aplica em outras áreas da empresa não podem passar direto pela sua porta.

Dica: ao conversar com os trabalhadores da sua equipe, podem surgir insights para o próprio processo de avaliações. Aproveite o momento para trocar ideias com seus colegas da área!

Você precisa de ajuda?

“Estou sem tempo”: esta é a frase do século! Se você se vê frequentemente sem tempo, com tarefas acumuladas, uma reunião atrás da outra… sua equipe pode te ajudar! Trace um plano de desenvolvimento de médio prazo (seis meses, por exemplo), avalie os profissionais que estão com você e delegue tarefas.

Muitos gestores não estão acostumados a delegar, mesmo quando precisam de ajuda. Faça uma lista de suas principais tarefas e também daquelas menores, que tomam algum tempo do seu dia. Se você acompanhar sua própria rotina por uma semana, vai perceber que muitas tarefas podem ser executadas por outras pessoas da equipe.

Dica: você também pode identificar um perfil de liderança dentro da sua própria equipe. São pessoas com capacidade para assumir maiores responsabilidades, que podem ser bastante úteis na área de RH.

Crie desafios para a equipe

Você tem sempre as mesmas metas, só com alguns números a mais? Já pensou que para o seu departamento crescer também é preciso superar expectativas? Quando você cria novas metas ou projetos todo o time sente-se mais motivado. A palavra de ordem para desenvolver sua equipe é, portanto, desafio.

O primeiro deles pode ser bem simples: uma reunião de troca de ideias para criar novos programas de treinamento ao longo do ano. Compartilhe a iniciativa com a equipe, estipule um prazo para todos fazerem pesquisas e buscarem referências. Você pode estipular que cada colaborador crie um miniprojeto para ser apresentado, por exemplo, assim também consegue avaliar outras habilidades dentro da equipe.

Dica: se um novo projeto for adiante, coloque o colaborador à frente das atividades. Quem sabe você não encontra um gestor de projetos de RH no caminho?

Tarefas para desenvolver a equipe de RH

Tarefa 1: política do departamento

O termo técnico é apenas uma referência. Afinal, a empresa já tem uma política de RH. Mas você pode criar um guia para o departamento. O objetivo é deixar informações e processos sempre acessíveis e ter o organograma da área com as funções e responsabilidades de cada um.

Esta prática pode economizar bastante tempo no dia a dia. Quando um empregado da área sai de férias, por exemplo, os colegas têm fácil acesso aos processos que precisam ser executados por outra pessoa durante o período.

Tarefa 2: postura da equipe

Na correria do dia a dia há um elemento que faz muita diferença em todas as funções: simpatia. Pense nas suas experiências pessoais. Quando você é bem atendido em uma loja, restaurante, banco… são situações simples que melhoram também o ambiente de trabalho. Por isso é importante que a sua equipe tenha um “manual de conduta” para atender os empregados. Não esqueça que o RH é o principal ponto de contato deles com a empresa. Invista em treinamentos de atendimento e motivação para o seu time.

Tarefa 3: capacitação

Você, como gestor de RH, já sabe a importância de investir constantemente em qualificação. A prática deve fazer parte também do planejamento para a sua própria área. Quais são as principais mudanças na área que precisam ser compreendidas pelos empregados? Que cursos adicionais podem ser feitos pela equipe para melhorar a produtividade? Busque capacitação específica para a sua área. Um RH desenvolvido é um RH que desenvolve mais!

Tarefa 4: diálogo

Relações de trabalho transparentes são fundamentais em todos os negócios. Com a sua equipe não pode ser diferente. Tenha uma comunicação fluida, aberta e disponível com todos os empregados do RH. Além de melhorar o ambiente de trabalho, o diálogo também leva a novos aprendizados, troca de experiências e melhorias constantes no dia a dia da sua área.

Tarefa 5: tecnologia

Além das ferramentas de tecnologia que você já utiliza, pense em outras soluções para otimizar o seu tempo. Busque inovações para que seu RH se torne mais estratégico e você possa desenvolver o capital humano.

Quantas pessoas compõem o seu time de RH hoje? Você tem um plano de carreira para elas? Aproveite e inspire-se com os cases da TV Employer. Várias empresas contam como a otimização de rotinas melhorou o posicionamento estratégico do RH.

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes